quarta-feira, maio 25, 2011

Refletir é fundamental...o preconceito se esconde nas entrelinhas





 Uma amiga postou essa foto no seu Facebook, e de pronto fiquei mega inquieta e comentei...  questionei se não poderiam existir mulher mulheres equilibradas, não ciumentas, seguras, calma, que não cobram ou enchem de cobrança seus parceiros, perguntei se não seria machismo tal afirmação. 

Ela me respondeu que isso era apenas tiração de onda sobre o quão doidos são a mulher e o homem. Retruquei que toda afirmação tem um poder simbólico circunscrita nela e que a frase  remetia a ideia iluminista de que mulher é pura irracionalidade, logo mulher equilibrada ou não existe ou apresenta esse comportamento por pura dissimulação simplesmente para enganar alguem fingindo ser o que não é de tão dependentes que são, ao passo que ela sem maiores questionamentos concordou, não devia estar a fim de debates tão tarde da noite...rsrs.

Minha indagação levou a outra menina que havia encarado a msg de forma apenas "engraçada" e que achou que eu a ataquei a contrargumentar a msg dessa amiga, afirmando que transformei um post que era para dar risada em polêmica e que a mulher tinha todo direito de substituir o que não está bom e de não posar de comportada para deixar os homens seguros.

Quando li a fala dessa outra menina referente ao teor engraçado da msg que eu havia transformado em polêmica, me peguei pensando no quanto nós mulheres deixamos que ideias sejam propagadas sobre nossa suposta fragilidade, sobre nossa irracionalidade, passividade, sem nos darmos conta do quão machistas, 
preconceituosas e androcêntricas essas ideias são. 

Concordo plenamente que a mulher tem que ter autonomia para vivenciar sua afetividade da forma que queira, seja vivenciando duas relações paralelas, uma só, ou quantas quiserem, concondo e defendo que a mulher não deve estar subalterna em um relacionamento, deve buscar sua plenitude e deve compartilhar felicidades e não fracassos e tristezas, mas discordo veementemente de que todas nós somos histericas, inseguras, desequilibradas, excessivamente cobradoras e dependentes de outro, entender essa ideia da msg como engraçada é reforçar que a mulher é um pacote homogêneo sem construções distintas, é aceitar o estereotipo de que racionais e comportados são os homens e que nós mulheres somos as chiliquentas. Quem quiser assumir esse papel assuma, mas me permita o direito de reinvidicar minha diferença. Não vejo graça no machismo! 

 Existem mulheres histericas, inseguras, desequilibradas, excessivamente cobradoras e dependentes de outro, sim existem... mas também existem uma infinidade de perfis distintos e entendo que o fato de uma mulher não seguir o perfil construido em alguns imaginários e ensinados na sociedade que essa mulher inexiste ou é adultera.

Enfim...sou equilibrada, não sou ciumenta, sou segura, tranquila, vivo do partilhar e não das cobranças, vivencio um relacionamento a dois, justamente por entender que nada na vida precisa ser sofrimento e abnegação, por saber que muitas já sofreram na história,  e que urge o momento de construirmos histórias distintas e  não aceito nenhum discurso que atrele a mulher a condição de invisibilidade ou de inferioridade.

Nenhum comentário: