sexta-feira, junho 12, 2015

Das delicias de ser...

Há alguns anos decidi parar de usar químicas no meu cabelo, uma atitude motivada por uma colega de universidade, por meio da doação de fibras sintéticas e da ideia de trançar o cabelo. 

Inicialmente, recebi a doação mas não levei muito a sério, não fiz esforço para concretizar a proposta, posteriormente ao compartilhar a ideia com minha mãe, fui estimulada a finalmente trançar o cabelo. Em uma manhã de sábado fui para casa da amiga de minha mãe e após doze exaustas horas meu visual estava totalmente transformado. 

Tranças longas em tons dourados deram lugar aos fios curtos alisados e avermelhados feitos por uma cabeleireira que usou um produto diferente do que habitualmente usava e acabou por provocar um corte químico. As tranças ficaram lindas, mas talvez a trançadeira não tenha usado a melhor técnica e alguns dias depois as tranças soltaram. Uma vizinha também já havia adentrado no mundo das tranças e refez todo o trabalho, dessa vez ficou perfeito e já se vão quase 11 anos desde esses dois momentos. 

Após três meses, acabei de destrançar o cabelo e ao tocar meus fios crespos e perceber sua textura me sinto em sintonia com uma identidade autêntica e valorizando minhas raízes históricas. Nos últimos dois anos tenho exercitado deixar o cabelo alguns meses sem tranças para senti-lo e cuidar melhor de seu fortalecimento, tem sido uma verdadeira aprendizagem.

Marcada pelos padrões na minha memória de quando criança não lembro direito do exercício do toque dos meus fios com tamanho prazer, aos 11 anos ingressei no mundo das quimicas transformadoras, e se em muitos momentos isso fez minha auto estima crescer, hoje a clareza do quanto posso ser feliz comigo sem elas é engradecedora. 

Confesso que empreender cuidados por vezes é difícil, as vezes exige uma atenção e pesquisa, que nem sempre tenho paciência, mas o desejo de estar com um cabelo cada vez mais meu, cada vez mais real, cada vez mais relacionado com minha história familiar, permite que siga firme na aventura de ser e de me encantar com meus fios.


Nenhum comentário: